quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Orientação e supervisão de projetos

                                                  Ilustração: Claude Boujon

Uma vertente do OFL prende-se com o acompanhamento e supervisão de equipas de trabalho, nomeadamente bibliotecários, psicólogos e educadores num processo de elaboração de projeto de literacia e intervenção na infância, nomeadamente entre os 4 meses e os 6 anos.

Esta dinâmica de acompanhamento e supervisão tem a seguinte metodologia (englobando 3 momentos):


1) Momento Formativo. Os conteúdos da formação poderão ser previamente selecionados pelos técnicos no intuito de se aproximar ao máximo das expectativas e interesses da equipa. Os temas propostos são os seguintes:
Tema transversal (adjacente a qualquer módulo selecionado): Os livros no universo infantil – importância dos livros e dos contos no desenvolvimento da criança.
     - Critérios de seleção de livros consoante as características/problemáticas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância – importância do corpo de um livro como um todo (grafismo, ilustração, narrativa e suporte). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil     
     - Adulto enquanto mediador da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não verbal; técnicas de expressão e vocalização. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé (elaboração de recursos para dinamizar contos -uso da música e elementos que dêem vida à história). 
c    -  (Des)construção e construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto junto do bebé - avental de contos, flanelógrafo, mala de contos, contos de colo, sombras de cor 

NOTA: Mediante a selecção dos conteúdos programáticos da equipa pedagógica assim se enviará uma estrutura detalhada do programa formativo e do respectivo numero de horas.

2) Momento de apoio técnico à equipa – A equipa receberá apoio na estrutura do projeto de literacia na primeira infância nomeadamente no que respeita:
      1)  Estrutura e organização do projeto
            2)  Construção de materiais de apoio
      3) Propostas de sensibilização do público envolvente
       4)  Divulgação
      5) Avaliação do projeto 
     

3) Momento de Prática Situada /follow up– A equipa que participa na formação dará inicio ao projeto e registará momentos de intervenção no contexto prático os quais serão enriquecidos com um suporte vídeo ou fotográfico. A dinâmica de prática situada é cada vez mais uma intervenção direccionada para o técnico e para a realidade que o envolve permitindo necessariamente um envolvimento com a comunidade de profissionais que desenvolverão uma troca e parceria muito enriquecedora neste contexto específico. Nestes  encontros serão discutidas as metodologias de intervenção e propostas de enriquecimento alternativo. A partir deste momento poderão ser criadas práticas pedagógicas e ramificações do projecto de intervenção. Estes encontros poderão ser realizados com outros grupos de trabalho em supervisão.

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