quarta-feira, 25 de abril de 2012

3º workshop Literacia na Primeira Infância

3º Workshop
LITERACIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
26 MAIO
Berçário, Creche e J.I

Enquadramento:
Este workshop tem como objetivo sublinhar a pertinência da selecção específica e cuidadosa do livro para a infância, necessária para acolher as etapas e problemáticas aqui emergentes. Esta ação de carácter prático e experiencial poderá permitir um reforço na sensibilização acerca da funcionalidade das diferentes componentes do livro para a infância (grafismo, ilustração, narrativa e suporte) bem como do uso que podem dar nas suas práticas no intuito de promover a relação, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em diferentes domínios.
É necessário reforçar que o livro para a infância é uma via para a aprendizagem, para os diálogos com o pensamento de uma forma subtil, contentora. O continente livro, se bem seleccionado, é um veículo de relação. Desde o berço que a interactividade das páginas de um livro, com um mediador relacional, podem potenciar laços, clarificar processos de pensamento, abrir portas a processos que se encontram em amadurecimento, promover o caminho da literacia. Daí em diante, com a narrativa aliada à ilustração e a um bom suporte gráfico e material, tornam o livro e a literatura para a infância como que um teatro interno da vida psíquica. Como um sonho ele põe em cena as vivências e emoções, os afectos, as personagens que fazem parte da nossa história de vida, as memórias que nos sustentam e dão estrutura. Esta entrada no mundo simbólico reporta-nos para este palco emocional. Para abordar um livro ou contar um conto junto dos bebés há metodologias facilitadoras do diálogo e da relação, potenciais veículos da palavra e da criação do espaço seguro e suficientemente acolhedor da linguagem na primeira infância. Com a valorização crescente do conto infantil e a sua integração na sociedade e nos diferentes parâmetros onde esta se organiza, contexto cultural, social, educacional e familiar, entre outros, é permitido um acesso facilitado ao pensamento, às emoções e aos afectos o que implica, naturalmente, um desenvolvimento humano mais tranquilo.
DESTINATÁRIOS:
Psicólogos, Educadores, Bibliotecários, Mediadores de leitura, Técnicos de Educação
OBJECTIVOS:
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do livro infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social;
- Dar a conhecer metodologias e materiais para a intervenção prática na primeira infância, promovendo a literacia utilizando o livro infantil e a narrativa como mediador da relação, da aprendizagem e do desenvolvimento.
PROGRAMA:
Livros desde os 4 meses? Que livros seleccionar para uma bebéteca, para o berçário e para a creche?
- Critérios de selecção de livros consoante as etapas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância – importância do corpo de um livro como um todo (suporte, ilustração, texto e grafismo). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil
Como posso usar um livro junto do(s) bebé(s)? Conto com livro ou sem livro?
- O adulto enquanto mediador da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não verbal; técnicas de expressão criativa através do livro. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé.
- (Des)construção e construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto junto do bebé – roupa e adereços com histórias, flanelógrafo, mala de contos, contos de colo, sombras de cor.
METODOLOGIA:
- Exposição teórico-prática com dinâmicas de grupo;
- Discussão e reflexão em grupo;
- Apresentação prática de sessões em formato fotográfico e de vídeo
DURAÇÃO:
- 6h (10h às 13h e das 14h00 às 17h00)

FORMADORA:
- Ana Mourato (Doutoranda em Psicologia da Educação, Mestre em Educação e Leitura, Psicóloga Educacional, Pós graduação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, e Pós-graduação em Livro infantil)
CALENDARIZAÇÃO:
26 de MAio - IPJ Parque das Nações
CERTIFICADO:
- Os formandos terão acesso a um certificado em – Literacia na primeira infância
INSCRIÇÕES:Limitadas a 25 formandos
Valor: 35€ (IVA já incluído)


Nenhum comentário: