domingo, 25 de setembro de 2011

Frederico na Biblioteca de São Domingos de Rana




Levei comigo o Frederico de Leo Lionni.
Iniciar a nova época de trabalho com este poeta tem, sem dúvida, um óptimo sabor!
Que bom que foi este encontro de famílias..
Através deste conto e da abordagem criada, as memórias soltaram-se espontaneamente dos lábios das crianças.. O poder do que guardamos internamente acima do material efémero foi evidente na partilha realizada. Houve cheiros que trouxeram as avós, o banho acabado de tomar, caixas que traziam mamãs lá dentro, a praia da poça, um refresco de verão e perfumes que abriam na memória o armário das fraldas da irmã mais nova, que traziam à boca o sabor do arroz doce.. e depois um menino que dizia: "é só imaginar!"¨*
O Frederico é realmente um poeta, fala-nos para dentro das memórias mais ternas. Soube bem. :)

*Confessou-me que também tinha o livro. No entanto, mais do que isso, era claro que trazia o Frederico lá dentro a ecoar nas suas palavras, nas suas descrições emotivas.

Livro: Frederico. Leo Lionni. Kalandraka. 2004

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ana
Eu fui ouvir a história do Frederico.
Era eu que estava sempre a dizer"é só imaginar.....é só imaginar"
Eu gostei muito de ouvir esta história e gostava de ouvir mais histórias.

Sabes, a minha mãe deu-me um chocolate e eu lembrei-me de ti. A minha mãe explicou-me eu guardei-te dentro de mim. Também me lembro de ti quando vejo o meu livro do Frederico ou o papelinho que tu me deste na biblioteca e a minha mãe guardou.

Gosto de ti Ana
Mário

Ana Mourato disse...

Que bom!!!!

Fiquei muito contente quando vi esta mensagem tão bonita!!:)

Eu também adorei ter o Mário e a mãe numa história que considero tão doce.

Para o Mário: Ainda bem que gostas de histórias Mário, elas ajudam mesmo a crescer, a pensar e a imaginar. Tu és muito especial, sabes porquê? Porque consegues mergulhar dentro das histórias e sentir tudo como se estivesses mesmo lá! Parabéns! Espero encontrar-te mais vezes!! Um beijinho muito grande!

Para a mãe: Parabéns pelo rebento e pelo carinho com que o faz crescer, a magia do Mário vem também de si. Até breve Teresa!

Beijinho:)