quinta-feira, 20 de maio de 2010

Um presente diferente



livro: Marta Azcona e Rosa Osuna (il). Um presente diferente. kalandraka
Um pano, pode-se transformar num presente fabuloso, invejável e transformador de um momento de frustração.
Este é um exemplo de um comentário de uma criança de 5 anos, no momento de expressão do OFL, o qual deixa claro a pertinência deste conto bem como as identificações e projecções que fez a partir daí.
"Um dia a minha mãe não me deixou ir para a água do mar e fiquei triste durante um bocadinho,mas depois fui apanhar conchas e fazer castelos e tuneis na areia molhada, mesmo perto da água, também foi divertido e já não fiquei triste"
A capacidade de transformação da frustração num momento gratificante e prazeroso não é fácil, requer segurança interna e capacidade de readaptação.

2 comentários:

Rosa Osuna disse...

Querida Ana,

Soy Rosa Osuna. He visto tu blog por casualidad y me encantan estos muñecos que has hecho con nuestros personajes de "Um presente diferente". Se los he enseñado a Marta Azcona y le han gustado igual que a mí. ¡Enhorabuena por tu trabajo! y disculpa, no hablo portugués (pero me gustaría mucho hacerlo : )

Ana Mourato disse...

Olá Rosa, que bom que tenham gostado. Fico muito contente e lisonjeada pelo contacto. Gostaria de vos enviar algumas fotos, se tiverem agrado nesta partilha enviem-me o vosso email contactando-me para ouvir.pensar@gmail.com

O vosso livro é fabuloso e as crianças conseguem absorver-se no seu mundo simbólico.

Parabéns Marta e Rosa!:)

Ana Mourato